sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Saiba a Diferença entre Cristão Socialista e Socialista Cristão

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE CRISTÃO SOCIALISTA E SOCIALISTA CRISTÃO

Com freqüência temos o Cristão Socialista, mas é raro, quase impossível, encontrar o Socialista Cristão.

Por que temos o Cristão Socialista? Por causa da Universidade! É mais fácil achar agulha num palheiro do que encontrar um cristão que se tornou socialista por causa da Igreja. A Igreja não porta uma mensagem que desperta no fiel o amor e o interesse pelo socialismo. De um modo geral não se envolve na questão e quando faz, através de vozes isoladas, é sempre para indispor o fiel contra o socialismo. Não desperta o interesse senão o medo.

E por que não temos o Socialista Cristão? Porque a Universidade tornou-se uma necessidade, nos tempos modernos, obrigatoriedade. E o cristão entrando na Universidade, e em contato com as ciências humano-espirituais, em especial a História, acaba despertando no seu ser a idéia do socialismo. Abre-se para as boas novas do socialismo. Passa a viver em novidade de vida (NR1). Destarte, todas as imagens negativa que tinha do socialismo, aprendida na Igreja, da boca dos Ministros da Palavra de Deus, são dissipadas. E não raro, quando descobre a verdade sobre o socialismo, bate a revolta e acaba se indispondo contra a Igreja, e até mesmo a abandonando e indo engrossar a fileira do agnosticismo, do secularismo e até mesmo do ateísmo. Muitos jovens cristãos ao entrar na Universidade e ao serem ganhos pelo socialismo, por causa do laicismo imanente ao ambiente, dão adeus à Igreja. Nem todos, é verdade. Há aqueles que realmente abandonam a Igreja pelo socialismo, mas também é verdade que há um número substancioso que se enriquecem ainda mais agregando ao seu ser de cristão também o ser de socialismo (NR2). Tornam-se gigantes da ética, da moral e do conhecimento. A rigor a maioria destes jovens segue o caminho de Platão e que é o caminho de Jesus Cristo. Ao ter entrado em contato com a luz, com as coisas reais e verdadeiras, enchem-se de amor e descem os degraus e vão aos seus irmãos de Igreja, aos Ministros da Palavra de Deus, e começam a esclarecê-los sobre o que realmente é o socialismo. E as mentiras sobre o socialismo semeadas na Casa de Deus por cananeus (Zacarias 14.21) começam a ser dissipadas e a serem desfeitas (IJoão 3.8). Bem, estas são as razões porque se tem o Cristão Socialista. Mas as razões porque não se tem o Socialista Cristão é porque a Igreja não é uma obrigatoriedade, ao não ir para ela um marxista, por exemplo, por falta de contato, fica sem conhecer a fé e a essência cristã tecendo juízos sobre ela ao sabor de leituras acadêmicas não raro subjetividades teóricas produzidas no século XIX com a pretensão de Ciência. Eis porque é quase impossível encontrar o socialista cristão.

É verdade, a Universidade é uma necessidade na vida de todo cidadão, tornou-se uma necessidade sem a qual não se tem mais como viver, mas, por outro, em breve, por conta da iminência do nascimento da Ciência, se descobrirá que a Igreja não só tem a mesma importância da Universidade como também a mesma necessidade. A sua necessidade já está implícita na histórica frase de Paulo Freire: Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. Ora, falta algo na frase de Paulo Freire, dos dois lados, porque sem educação não se transforma, mas também sozinho a educação não transforma. Falta algo, e este algo é a Igreja, é o Evangelho.

Vem chegando um momento em que a humanidade descobrirá a suma importância da Igreja. É fundamental para legar aos homens uma sólida base moral e uma sólida base ética sem os quais por mais que se esforce a Universidade não terá como apagar os vestígios animalescos que subjazem nos indivíduos e que as contradições e vicissitudes do capitalismo cuidam em alimentá-los cotidianamente. Pior, a Universidade acaba tendo a missão inglória de despertar e amadurecer estes vestígios animalescos, pois então o conhecimento se converteu em uma arma em suas mãos que será usada para tudo, menos para o próximo. Assim, pois, o indivíduo real, concreto, que de fato e em fato se emancipou, é aquele que passou pelos bancos da Universidade sem, no entanto, ter deixado os bancos da Igreja.

Só há cristãos socialistas? Sim, mas a História tem produzido também socialistas cristãos, raros, mas os produziu, e poder-se-ia citar três nomes de vulto, Rosa Luxemburgo, Ernst Bloch e Michel Lowy. Mas, há uma multidão de cristãos socialistas, entre eles Dom Helder Câmara, Dom Oscar Romero, Ernesto Cardenal, Martin Luther King, Rubem Alves, Paul Freston, Robinson Cavalcante, Frei Beto, Ariovaldo Ramos, e pelos atuais testemunhos podem-se citar o nome do Papa Francisco que consciente da progressiva degeneração ético-moral, por conta do domínio de um sistema econômico-militar que perdeu todo e qualquer freio, o freio da ética católica, o freio da ética protestante, arrastando a todos para a sua boca de bueiro, grandes e pequenos, sim, citem! Cite também o Papa Francisco, que destoando da maioria, embriagada do sangue dos justos, se esforça para reviver o legado de Leão XIII e de João XXIII, levando-os à sublimação e lhes dando um acabamento maior, porque já não basta mais diminuir o sofrimento, é preciso acabar com o sofrimento; não basta mais diminuir as diferenças sociais, é preciso acabar com a desigualdade.

Bem, a Igreja não porta uma mensagem que desperta no fiel o amor e o interesse pelo socialismo? É verdade, mas em breve, um breve que poderá ser hoje, agora, isto também será verdade: Grita de júbilo, ó mulher estéril que não deste à luz! Fica animada com clamor jubilante... Faze mais espaçoso o lugar da tua tenda. E estendam-se os panos de tenda do teu grandioso tabernáculo. Não te refreies. Alonga os teus cordões de tenda e fazes fortes as tuas estacas de tenda. Pois irromperás pela direita e pela esquerda...

Levanta-se, ó mulher, dá luz, pois chegou a tua luz e raiou sobre ti a própria glória de Javé...

E quando este espírito do Alto entrar na Igreja, nos sacerdotes do Altíssimo, então o que hoje é raro, Socialistas Cristãos, deixará de sê-lo para ser uma profusão. A rigor, este muro quase intransponível que separa a Igreja da Universidade, levantado pelos tijolos do erro, do erro teológico e do erro filosófico, ora, a verdade é que este muro está prestes a ser derrubado, rente ao chão, como foram os muros de Jericó. E no lugar será construída uma ponte, ligando a Igreja à Universidade e ligando a Universidade à Igreja. Ligando o Sacerdote ao Mestre e ligando o Mestre ao Sacerdote. E será então, neste preciso instante, que estará nascendo uma nova sociedade, realmente de homens e mulheres livres que encontrou a paz.

NOTAS DE RODAPÉ

NR1 Ora, por causa do movimento do Absoluto que em larga medida é hegeliano, segue a tríade hegeliana, a verdade é que todos os conceitos acabam por se manifestar aos pares. Faces que se completam e torna uno. Assim, pois, o conceito de novidade de vida também possui estas duas faces, estes dois momentos, a novidade de vida espiritual e a novidade de vida material. O conceito de novidade de vida em sua totalidade é um atributo e uma propriedade de Jesus Cristo. O Pai Nele depositou. E iria doá-lo e tornar uma propriedade da inteira humanidade. E, na plenitude dos tempos espirituais, teológico, ele tirou de si a sua face espiritual e plasmou no espírito do judeu Saulo de Tarso. E de Saulo de Tarso ela foi se multiplicando, se espalhando, com uma multidão passando a viver em novidade de vida. Depois, quando a História, no seu movimento real, saiu dos tempos espirituais, teológicos, e entrou nos tempos materiais, antropológicos, que se deu com e a partir da Renascença, então na sua plenitude o Ressuscitado, pelo seu grande amor à humanidade, tirou de si, então, a novidade de vida material e a fecundou no coração da humanidade na mediação do judeu Karl Marx. E uma multidão na terra começou a viver em novidade de vida, também a novidade de vida do socialismo. E a verdade é que Jesus Cristo se prepara para consumar a sua obra. De modo que em breve uma multidão, na América Latina, mas também em África, e em Ásia e no resto do mundo, estará na novidade de vida espiritual, do cristianismo, mas também na novidade de vida material, do socialismo. E será neste preciso instante que se dará o grande cumprimento do profeta Miquéias: E realmente sentar-se-ão, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os faça tremer; porque a própria boca de Javé dos exércitos falou isso. Destarte, estar na totalidade do conceito de novidade de vida é ter a consciência de que Sodoma é pecado, mas também é pecado o Egito. E os que adquiriram a plenitude do conceito de novidade de vida já não estão mais nesta cidade espiritual que crucificou Jesus (Apocalipse 11.8), mas estão na Nova Jerusalém. A Nova Jerusalém que João viu descendo do céu, da parte de Deus, e preparada como noiva adornada para seu marido.

NR2 O cristão que agrega à sua alma o ser de socialismo pode-se dizer este tornou à imagem e semelhança de Jesus Cristo. Os dois raios de vida que saem da mão de Jesus, segundo o profeta Habacuque, tratam-se do ser de cristão e do ser de socialista. O cristão que agregou à sua alma de cristão também o ser de socialismo da sua boca se estende a aguda espada afiada de dois gumes que no livro do Apocalipse se estende da boca de Jesus, cortando dos dois lados, contra as concupiscências do dinheiro, mas também contra as concupiscências da carne; contra a exploração material do Egito-Capitalismo, mas também contra a exploração espiritual de Sodoma-Paganismo.

ADENDO

O profeta Miquéias realmente profetizou isto, viu isto acontecendo, sentados debaixo da videira, mas também debaixo da figueira. E Miquéias é o resultado de Zacarias. Zacarias produz Miquéias. O que diz Zacarias? “’Naquele dia’, é a pronunciação de Javé dos exércitos, ‘chamareis um ao outro, enquanto debaixo da videira e debaixo da figueira’”.

Ora, Zacarias viu uma grande evangelização acontecendo na terra e os seus resultados eram Miquéias. Zacarias viu os obreiros do Altíssimo se dirigindo àqueles que estavam debaixo da videira e lhes falando também da figueira; se dirigindo àqueles que estavam debaixo da figueira e lhes falando também da videira. E assim, a grande evangelização, que é a grande evangelização de Apocalipse 14.6, ia fazendo com o que é Completo tomasse o lugar do que é parcial (ICoríntios 13.9-10) com todos então descansando seus corpos e suas almas debaixo da sombra da videira e debaixo da sombra da figueira não havendo mais quem os faça tremer.

Assim, pois, comunicamos que estas profecias têm principiado a se cumprir e em breve será uma realidade, uma multidão na terra inteira se sentando debaixo da videira e debaixo da figueira. Estamos lançando um Chamado a que venham engrossar o caldo desta evangelização. Sonho que se sonha só é sonho, mas quando se sonha junto é então a transformação da realidade para dias melhores. Ou os cristãos se interessem pela vida política do país ou o país se afundará cada vez mais na lama da corrupção e do pecado institucionalizado. Forças se agigantam para a derrubada do governo do PT e ocupar o seu lugar. Mas, no que irá mudar? Em nada, mas tudo irá de mal a pior porque estas forças que se agigantam é o sujo querendo tomar o lugar do mal lavado. Vamos ficar calados assistindo ao desenrolar deste filme macabro? Não, mas vamos nós cristãos prover uma alternativa a tudo isto que aí está colocando no lugar de políticos que fizeram da corrupção uma profissão essa juventude do Junho Brasileiro que saiu às ruas clamando por um novo Brasil, uma nova pátria. Ora, se é sabido que os jovens não clamaram aos políticos deste país, que ficam roubando os cofres públicos – e a falta de recursos piorando o atendimento na saúde, na escola – se é sabido que não clamaram aos intelectuais deste país, que ficam sentados em tronos de torre de marfim – que migraram da Metafísica clássica para a Universidade. A Esterilidade e aquilo que o profeta Isaías chamou de "palavreado oco" apenas mudou de endereço – assistindo a banda passar e o circo apagando o fogo, clamaram então a quem? Ao vento? Ao nada, como disseram gabárdios estes políticos e estes intelectuais? Clamaram ao Deus Desconhecido! E o Deus Desconhecido se prepara para responder aos jovens. Prepara para colocar no coração e na mente dos jovens do Junho Brasileiro um novo político e uma nova construção partidária que realmente dará a eles uma sólida consciência política e os organizará de fato a fim de que sacuda de si o jugo destes gabárdios, quer os políticos, quer os econômicos, quer os intelectuais, e assumam na sua mão os destinos e a condução da nossa pátria Brasil. Entrem nestas comunidades e se possuírem uma comunidade com os mesmos objetivos e a mesma identidade nos comuniquem. Vamos somar as nossas forças. Já estamos somando as nossas forças, que é seguramente aquela força que o profeta Isaías chamou-a de “avassaladora”. Somente esta força avassaladora para colocar um fim ao império dos sujos, que quer voltar, e ao império dos mal lavados, que insiste em querer ficar.


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