sábado, 17 de maio de 2014

Projeto PRESIDENTE PRUDENTE - O DIA DA INDEPENDENCIA

PROJETO PRESIDENTE PRUDENTE – O DIA DA INDEPENDÊNCIA

Irmã Márcia: tenho feito trabalhos e mais trabalhos e enviados para homens. Homens e mulheres. Todavia não confiando em nenhum deles, mas unicamente em Deus. Posto que para mim o condutor da História, e em particular da Revolução, é Deus. Toda aquela ação revolucionária ocorrida na Rússia entre os anos de 17 e 20, o maior acontecimento político-social de todos os tempos e que culminou no triunfo do socialismo, embora os homens não soubessem era sim ação de Deus. E se Deus agiu naqueles dias certamente que pode agir hoje, e agora. E causar no Brasil a mesma reviravolta que causou na Rússia naquele ano de 17 a partir do retorno do Lênin do exílio que foi sim uma repetição do retorno de Moisés do exílio em Midiã. E Deus pode agir neste ano de 2014 usando a pessoas simples como Adamir Gerson, Irmão Francisco de Assis e Irmã Márcia para levantar o nome do senador Cristovam Buarque.

Vou passar para Irmã Márcia e irmão Francisco de Assis o trabalho A CAMINHADA DAS FORÇAS VIVAS DA NAÇÃO. Para leitura e análise. E a partir de então tudo poderá acontecer, mais precisamente que tudo começará a acontecer!

Ao trabalho em si estou nomeando o seu nome: PROJETO PRESIDENTE PRUDENTE. PROJETO PRESIDENTE PRUDENTE porque tudo aqui nasceu e tudo aqui aconteceria. Mas, também, que o nome de nossa cidade esconderia uma necessidade, de que o Brasil necessita de um Presidente realmente prudente; um Presidente que cumpriria um dos grandes vaticínios contidos na Palavra de Deus, que começaria não a destruir os injustos, mas trazê-los para a prudência dos justos. Estamos na era da graça e a graça não destrói, como a lei, mas corrige, conserta, mostra o caminho a que todos os homens têm de andar como tão bem fez Jesus em relação àquela mulher pega em ato de adultério que homens da lei queriam destruí-la e Jesus fez dela uma nova mulher.

Como Irmã Márcia e Irmão Francisco de Assis agiriam? Como nosso tempo está se extinguindo então Irmã Márcia e Irmão Francisco de Assis terão de agir com o máximo de rapidez. Enviar este trabalho para um número grande de ministros da Palavra de Deus em Presidente Prudente e, a partir daqueles que foram despertados; compreenderam que toda a obra é mesmo um chamado de Deus que quer fazer o reinado de seu filho Jesus Cristo ocupar o lugar do reinado de homens – E o sétimo anjo tocou a sua trombeta. E houve vozes altas no céu, dizendo: O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor (Jesus) e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre (...) Agradecemos-te, Javé Deus, o Todo-poderoso, Aquele que é e que era, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar (...) Apocalipse 11.15-18, sim, então Irmã Márcia e Irmão Francisco de Assis enviariam os trabalhos para um número grande de Ministros da Palavra de Deus em Presidente Prudente e, com aqueles em que a Semente germinou – Lucas 8.5-8 – então toda a cidade de 
Presidente Prudente seria despertada para o Chamado e a Grande Obra.

Posso dizer sim que estamos à beira de um grandíssimo avivamento, e agora Avivamento do Reino, pois todos estes Ministros da Palavra de Deus que se despertaram para o Chamado fariam então um grande trabalho em Presidente Prudente, em especial nas suas escolas, Ensino Médio e Universitário, chamando a todos para se engajar no Projeto Presidente Prudente para que possa nascer um novo Brasil.

Ora, a partir deste trabalho maciço em Presidente Prudente então seria lançado para todo o Brasil o Manifesto Presidente Prudente onde o mesmo seria assinado por ministros da Palavra de Deus, por professores, por estudantes, por donas de casa, por profissionais liberais, por trabalhadores, por donas de casa, por toda cidade. E o Manifesto Presidente Prudente correria todo o Brasil acordando a todo o povo brasileiro.

Ora, como o escopo de todo o trabalho é levantar a candidatura do senador Cristovam Buarque, a pergunta a ser feita agora é esta: e quem faria dobradinha com Cristovam como seu vice? Ora, devo ter falado que no início do ano Cristovam Buarque expressou a vontade de sair candidato à Presidente da República. O PDT começou a se manifestar neste sentido. Mas o lançamento da candidatura de Campos e logo em seguida a sua união com Marina Silva deixou Cristovam sem chão. Não amaldiçoou ninguém, e apenas disse que iria estar com Campos e Marina, independentemente do seu partido.

Mas, o PROJETO PRESIDENTE PRUDENTE mexe com todas as peças no tabuleiro. O Projeto em si torna-se mais forte, muitíssimo mais forte, do que todas as candidaturas juntas, Dilma, Aécio, Campos, Pastor Everaldo Pereira e os candidatos dos partidos de esquerda. Parece que PCB, PSOL, PCO e PSTU lançarão candidatos. O Projeto em si é avassalador, completamente avassalador. Posso afirmar que é sim a “Esplêndida Superioridade de Javé” de que fala o profeta Isaías (2.10).

Ora, se mudanças profundas ocorrerão posso, então, dizer que se as “condições objetivas” de começo do ano favoreceram Campos frente à Cristovam agora elas favorecem totalmente Cristovam Buarque frente a Campos. Para o momento, isto é, este novo momento, Campos perde o sentido. Posto que o Projeto Avassalador trás como ponta-de-lança a Cristovam Buarque, como no primeiro século o cristianismo teve como ponta-de-lança a Paulo apóstolo com Pedro ficando em segundo plano.

Mas o Projeto em si não descarta Campos, mas faz ver que Campos é como Josué que esteve no início da luta dos escravos hebreus quando lutaram para romper a escravidão. Naquele início primeiro quando Deus usava Moisés, Arão e Miriã, já preparava Josué para a obra futura da travessia do Jordão. E este é sim o papel de Campos neste preciso momento. O trabalho em si poderá fazer uso dele no dia de amanhã. Hoje certamente que não, pois hoje não é dia de Josué, mas de Moisés! E o Moisés de Deus hoje é mesmo Cristovam Buarque. Com certeza um homem escolhido e preparado por Deus para esse momento.

Quando digo escolhido e preparado por Deus o faço pelo seguinte: Adamir Gerson teve seu encontro teofânico naquele ano de 78 quando, por entre os bancos da igreja evangélica, passou a receber de Deus o embasamento teórico do Governo de Cristo, conforme Apocalipse 11.15. Três anos depois saiu pela primeira vez para tornar público o que recebera de Jesus até aquele momento. E a verdade é que a partir de então nunca mais deixou de enviar trabalhos do Reino para políticos do Brasil, de todos os partidos, de todas as ideologias, para que se conscientizassem da iminente chegada do Senhorio de Deus sobre o mundo político.

E a verdade é que nem um único ao menos deu uma resposta. Governo de Cristo para eles parecia algo sem qualquer sentido; entendiam os trabalhos como o esforço de alguém para ressuscitar o que a História tinha enterrado a visão de todos eles. A verdade é que nestes trinta anos Adamir Gerson enviou trabalhos do Reino para muito mais de trezentos, e apenas um político brasileiro, único, se dignou em dar resposta ao que recebeu: Cristovam Buarque!

A primeira vez que enviou trabalhos do Reino para Cristovam Buarque foi por volta do ano de 96 diretamente na sua residência, em Brasília. E alguns dias depois recebeu seu retorno com elogio ao que leu, apenas reclamando que teve dificuldade na leitura porque o trabalho fora feito à mão. Depois, mais duas vezes recebeu retorno de Cristovam, e agora já na era da internet.

Vejam esse retorno que recebeu dele:  

De:
"Sen. Cristovam Buarque"
Para:
"Gerson Soares de Melo"
Carta empolgante ,gostaria de ler o livro "Acendendo a Fogueira". Abraço, Cristovam.

É bom esclarecer que essa reação do senador Cristovam Buarque foi a um trabalho em que nele apareciam duas linhas na revolução: a linha da verdade, real, dos profetas, e a linha da ilusão, do sepulcro caiado. A linha do Cristo e a linha do Pseudo-Cristo.

A linha da ilusão, do sepulcro caiado, era esta: PROUDHON ---> PLEKHANOV ---> TROTSKY ---> LULA INÁCIO. E a linha da verdade, real, dos profetas, sim, a linha do Cristo era esta: MARX ---> LÊNIN ---> STÁLIN ---> ADAMIR GERSON. (Para maiores esclarecimentos é bom lembrar que Lula segredou a Leonardo Boff que carregava a missão do “Messias Brasileiro”. E na Europa, já Presidente, imprimindo tom messiânico às suas palavras, a todas elas, impressionou tanto que um reitor francês não se conteve, exclamando cheio de esperança: Lula não somente vai redimir o Brasil como o mundo).

A verdade é uma só: o mesmo Deus que escolheu ao Lênin (é tão certo que Deus escolheu ao Lênin que no ano de 1917 circulou nos Estados Unidos uma profecia de 1916 que dizia que chegara o tempo de Deus estabelecer na terra o seu Governo. E a profecia dizia que quando Deus estabelecesse seu Governo então o Faraó que reagiu a Moisés iria novamente ser levantado dos profundos e reagir contra o nascente governo do Reino. Mas as águas que tragaram as forças de Faraó iriam novamente tragá-lo. E a profecia do ano de 16 que circulou nos Estados Unidos naquele ano de 17 dizia que a reação de Faraó iria começar no ano de 17 e findar no ano de 1920. De fato, Lênin retornou do exílio em abril de 1917 e no dia 07 de novembro daquele ano fez a revolução. As forças do Faraó reagiram no ano de 18 e invadiram a Rússia para esmagar a nascente revolução. Segundo os livros de História foram quatorze nações que invadiram a Rússia naquele ano de 18, mas Paulo Francis, de Nova Yorque, disse que foram vinte e uma nações que ele acertadamente as chamou de “nações covardes”. Quatorze ou vinte e uma nações? De qualquer forma as nações mais poderosas da terra, Turquia, Japão, França, Inglaterra, Estados Unidos... e todas foram derrotadas por Lênin com a última batalha sendo travada no ano de 1920 na Criméia que hoje está no seu devido lugar.

A profecia que circulou nos Estados Unidos dizia que Deus iria estabelecer o seu Governo, sendo entendido que o estabeleceria entre os anos de 1917 e 1920, e é feito a pergunta: então o governo encabeçado pelo Lênin naquele final do ano de 1917 já foi Governo do Reino? Embora homem algum soube o governo revolucionário que se estabeleceu na Rússia naquele final de 17 foi sim já o Governo do Reino. Mas foi Governo do Reino PELO LADO DA LEI. Revivedor de Moisés e do Judaísmo. Mas depois o Governo do Reino iria se manifestar PELO LADO DA GRAÇA, revivedor de Jesus, do cristianismo. Uma grandíssima mudança então ocorreria. Se o Governo do Reino PELO LADO DA LEI quis construir o reino da igualdade (Êxodo 16.16-18; Mateus 20) na destruição dos ricos e opressores, à maneira de Josué que pela espada desalojou Canaã da presença de amorreus e cananeus, a verdade é que quando o Governo do Reino fosse se estabelecer PELO LADO DA GRAÇA ele iria construir o reino da igualdade (Êxodo 16.16-18; Mateus 20) não mais pela destruição de ricos e opressores, mas por sua transformação, por sua conversão. E isto iria ser possível pela chegada na revolução do poder do Evangelho.

Bem, a verdade é que o mesmo Deus que escolheu e preparou o Lênin para a obra do Governo do Reino PELO LADO DA LEI tem escolhido e preparado o senador Cristovam Buarque para gerenciar o Governo do Reino PELO LADO DA GRAÇA! Não é por menos que o senador Cristovam Buarque, PRIMEIRO, tem dito que passou o tempo de exército de guerrilheiros portando na mão o fuzil e que agora é tempo de novo exército de guerrilheiros, portando na mão o giz. O povo está precisando de conhecimento para que ele mesmo sacuda de si o jugo pesado. E o Evangelho vem coroar as esperanças de Cristovam Buarque porque Conhecimento sem o Evangelho não raro descamba para a opressão, mas com o Evangelho sempre e sempre produzirá libertação.

SEGUNDO, na votação da PLC 122, que criminalizava a homofobia, o senador Cristovam Buarque votou contra. Não que fosse a favor da homofobia, mas que entendeu que a matéria era polêmica, pois podia surtir um efeito contrário, ser, não criminalização da homofobia, mas, sim, criminalização de fé religiosa, em especial da fé cristã majoritária no Brasil. A aprovação da PLC 122 poderia reviver o século I quando o nascente cristianismo foi criminalizado e daí resultando uma intensa perseguição a ele, com prisão de seus membros e até mesmo o seu assassinato. Por ter sido criminalizado foi que os Coliseus de Roma se encharcaram do sangue cristão. E a aprovação da PLC 122 poderia reviver aqueles dias. Se tivesse sido aprovada com certeza o movimento LGBT iria acionar a Justiça contra a Bíblia argumentando que ela é um livro homo-fóbico e que incentiva a homofobia. De modo que o senador Cristovam Buarque ao votar contra a PLC 122 mostrou que é um homem equilibrado, ponderado, prudente. Entendeu que estava na verdade apagando um grande incêndio que poderia acontecer no Brasil. E é bom esclarecer que votou contra a PLC 122 porque também sabia que a legislação brasileira não desampara os homo-afetivos. Se homossexuais e travestis são mortos todos os dias porque no Brasil se mata todos os dias. Esse sistema enquanto persistir continuará trazendo por ano 40 mil assassinatos ou mais. É preciso mudanças profundas nessa cultura que nos domina.

Bem, se Deus tem escolhido e preparado o senador Cristovam Buarque para o Governo do Reino SEGUNDO A GRAÇA quem então seria seu companheiro de chapa? Quem seria seu vice? Por todos os ângulos de análise o seu nome é um só: MARINA SILVA!

Cristovam Buarque e Marina Silva tratar-se-iam da Chapa do Reino!

Trata-se da Chapa do Reino porque no século XX Deus enviou à terra dois grandíssimos pentecostes, o da Rua Azusa e que gerou o moderno movimento pentecostal e o do Concílio Vaticano II que gerou a Teologia da Libertação.

Pentecostalismo e Teologia da Libertação são sim os dois raios de vida que o profeta Habacuque viu saindo da mão de Jesus. Com o Pentecostalismo Jesus tem combatido os pecados da carne e com a Teologia da Libertação Jesus tem combatido os pecados do dinheiro. Com o Pentecostalismo Jesus tem mostrado aos pobres o caminho da libertação espiritual, a igualdade espiritual, e com a Teologia da Libertação Jesus tem mostrado o caminho da libertação material, a igualdade material. Com o Pentecostalismo se aprende que o Corpo da Mulher, corpo que ama e gera a vida, é Templo do Espírito; ninguém tem o direito de profaná-lo, explorá-lo, e com a Teologia da Libertação se aprende que o corpo que trabalha e gera todas as riquezas, o Corpo do Trabalhador, é Templo do Espírito Santo; ninguém tem o direito de profaná-lo, de explorá-lo. Ora, como Deus é aquele que começa uma obra e a termina a verdade é que no ano de 2014 Deus pode consumar a sua obra pentecostal enviando um terceiro e grandíssimo pentecostes, sintético, em que aquele que o recebe é completo (ICoríntios 13.10), luta contra a exploração espiritual, mas também contra a exploração material; luta contra a exploração material, mas também contra a exploração espiritual. E neste momento quando Deus estiver derramando na terra seu terceiro e grande pentecostes neste momento não só tem chegado a redenção de Deus como, também, a prisão de Satanás (Apocalipse 20).

Portanto que Irmã Márcia e Irmão Francisco de Assis trabalhem neste propósito. Enviem para Ministros da Palavra de Deus os trabalhos e que cada Ministro de Deus que se acordou que repasse o trabalho para cem (Lucas 8.5-8), acordando para as propostas do Projeto Presidente Prudente professores, estudantes, padres, pastores, profissionais liberais, donas de casas, trabalhadores, toda a cidade. Aqui findam as palavras de Adamir Gerson mesmo porque não tenho mais tempo; tenho de ir na cidade e imprimir alguma coisa antes que feche o comércio.


Adendo

Adamir Gerson falou de um retorno que recebeu do senador Cristovam Buarque a um trabalho que lhe enviou em que abordava fundamentalmente a revolução como possuidora de duas linhas, a linha da verdade, conseqüente, e a linha da inverdade, inconseqüente; a linha real e a linha imaginária. E apresentou estes personagens como pertencentes à linha da inverdade, imaginária, ilusionismo: PROUDHON ---> PLEKHANOV ---> TROTSKY ---> OPERÁRIO DO ABC LULA INÁCIO. E apresentou estes personagens como pertencentes à linha da verdade, real, conseqüente: MARX ---> LÊNIN ---> STÁLIN ---> OPERÁRIO DO ABC ADAMIR GERSON.

Ora, o que fez com que o senador Cristovam Buarque expressasse “empolgação” não foi tanto porque Adamir Gerson apresentou estas duas linhas numa linguagem assim, mas, sim, porque a apresentou em bases científicas. Não disse que linha A ou B era melhor ou pior, mas que faziam parte de um mesmo processo em que as duas estavam intimamente ligadas. A tal ponto que no trabalho as duas linhas apareciam como as duas pernas da revolução, o corpo que avançou quando a perna esquerda ultrapassou a perna direita para continuar avançando agora precisa que a perna direita ultrapasse a perna esquerda.

De modo que no trabalho Adamir Gerson dizia que Proudhon e o socialismo utópico, por exemplo, que saíram na frente, mas foram suplantados e superados por Marx, pelo Socialismo Científico, por conta do processo, pela lógica do processo, iriam retornar. Mas um retorno a posteriori e não apriori. O que isto significa? Que o Proudhon que retorna não é mais o Primeiro Proudhon, mas agora o Segundo Proudhon. Um novo Proudhon que se enriqueceu em Marx. Um novo Proudhon, maduro, adulto, que acaba por reconhecer que no embate travado entre Marx e Proudhon Marx estava inteiramente com a verdade. Como Lênin esteve inteiramente com a verdade, Stálin esteve inteiramente com a verdade, e Adamir Gerson está inteiramente com a verdade, ao apontar o nome do Senador Cristovam Buarque e Marina Silva como em condição de fazer o Brasil avançar socialmente, moralmente, eticamente. Avanços espirituais sem os quais o Brasil não tem jeito; sem os quais é deitar vinho novo, boas intenções, em odres velhos.

Então no trabalho que causou empolgação no senador Cristovam Buarque as duas linhas não apareciam assim: Proudhon ---> Marx ---> Proudhon, mas assim: Proudhon ---> Marx ---> JESUS! Não aparecia assim: Plekhanov ---> Lênin ---> Plekhanov, mas assim: Plekhanov ---> Lênin ---> JESUS! Não aparecia assim: Trotsky ---> Stálin ---> Trotsky, mas assim: Trotsky ---> Stálin ---> JESUS! Não aparecia assim: Lula Inácio ---> Adamir Gerson ---> Lula Inácio, mas assim: Lula Inácio ---> Adamir Gerson ---> JESUS! (E aqui se revela verdadeiro os luminares da Teologia Humanista. Todos eles, Rhaner, Bultmann, Moltmann, Bispo Robinson, em embate com os de mentalidade antropologal, defenderam firmemente que a História não somente possuía reducionismo teológico absoluto como era cristofinalizada. A História tendia para o Cristo. E isso começa a se revelar com clareza meridiana no ano de 2014).

Prosseguindo. Ora, a Teoria, que em Marx foi diferente de Proudhon, em Jesus tanto é diferente de Proudhon como de Marx. O burguês e o trabalhador aparecem na relação de Pai e Filho e não mais na relação de explorador e explorado. Aflorando a consciência então o burguês se conscientiza de que assim como prepara o filho para ocupar seu lugar, pois um dia partir-se-á, de igual modo irá preparar os trabalhadores para ocuparem o lugar da burguesia. E é neste sentido, um sentido assim, que se torna exeqüível compreender as palavras escatológicas de Jesus: Os mansos herdarão a terra. Os mansos são os trabalhadores que invadidos pela nova consciência, crística, amorística, desarmou de si todo e qualquer ódio para com a burguesia, conscientes de que burguesia e trabalhadores estão metidos e inseridos num mesmo processo, cujo escopo do processo, inexoravelmente, independente da vontade dos homens, é a completa emancipação dos trabalhadores. Uma emancipação que se dá em mão dupla, pois o burguês começa a sua emancipação, não na criação de riqueza material, mas na criação de riqueza espiritual, reconhecendo que o fim último é a completa e absoluta libertação dos trabalhadores. O fim último é mesmo o estabelecimento de um reino fraterno – em que nele não há mais nem explorados e nem exploradores. Toda a riqueza produzida é para satisfazer a necessidade de cada um, necessidade que brotam de um espírito amadurecido, que quer apenas o estritamente necessário, poupando assim a Terra de ser agredida na sua procriação. Em termos práticos se entenderia esse retorno a posteriori, de um Proudhon não à imagem de Proudhon, mas à imagem de Jesus Cristo, assim: a casa nova do socialismo seria construída por dentro da casa velha do capitalismo. Pouco a pouco os cômodos novos iriam sendo construídos e empurrando para fora os cômodos velhos até que tudo se fez novo.

Foi muito oportuna esta colocação de retorno, pois intelectuais do PT tem trabalhado com a idéia de retorno. Pois que jovens petistas foram vistos nos corredores da Unesp com um livreto debaixo do braço sobre Plekhanov, certamente que o PT procurando justificar em bases filosóficas a mudança de rumo, de que estaria fazendo o resgate da revolução e a colocando no seu devido rumo. E se entende isto a partir de uma conversa que Adamir Gerson teve por volta de 92, com Adão Peixoto, professor de filosofia e na época o dirigente do PT na cidade. Adão Peixoto creditou a crise do marxismo e a própria queda do socialismo real ao próprio Lênin. Segundo Adão Peixoto, sem qualquer tergiversação, o responsável maior por tão grande hecatombe foi o próprio Lênin. Segundo ele Lênin ao ter abortado preciosas etapas de desenvolvimento cortou pela raiz as possibilidades dos trabalhadores se tornarem donos do seu próprio destino deixando-os na mercê e na eterna dependência de um partido e de um Estado que de fora lhes ditava as regras do seu viver. A revolução os ossificou na menoridade. De modo que na visão de Adão Peixoto o retorno de Lênin do exílio foi um mal para a própria revolução, pois que, deixou nas entrelinhas, a revolução teria de ter continuada nas mãos de Plekhanov e dos mencheviques que a desenvolvia segundo o estágio intelectual e espiritual do povo russo.

De modo que esse Plekhanov conteúdo do livreto visto em mãos de jovens petistas trata-se do Plekhanov a priori, do Plekhanov que lutou contra Lênin e por todos os meios procurou impedi-lo. Trata-se do Plekhanov pobre. Daí a necessidade urgente e inadiável de se colocar um fim no PT. Os espíritos de luz do cristianismo se manifestaram com a consciência clara da superação de Moisés não porque tivessem reconhecido erro em Moisés na libertação do Egito. Viram a libertação do Egito como revolucionária e necessária. E estavam superando Moisés porque entenderam que sua missão tinha se esgotado no processo. Mais do que isto, que Moisés com todo o seu trabalho preparou o caminho para a graça sem o qual a graça não tinha como se manifestar, como a flor não tem como se manifestar se não for precedida do botão. Lênin agiu com acertos ao ter feito a revolução, e não queimou etapas nenhuma, visão positivista, mas esgotou etapas. Esgotou a necessária etapa da Ditadura do Proletariado para que um dia pudesse surgir uma práxis em que os trabalhadores seriam donos do seu próprio destino. Sairiam da menoridade revolucionária para a maioridade revolucionária. Daí a necessidade inadiável da superação e mesmo fim do PT. O PT é a revolução em mãos ineptas. É a revolução na linha da ilusão. É Saul e não Davi, é Saulo de Tarso e não Paulo apóstolo, é José do Egito Carcereiro e não José do Egito Governador.

E para concluir, faz-se necessário esclarecimento sobre essa passagem dialética, da relação –  explorador-explorado, foco central do Marxismo – para a relação – Pai-Filho, foco central das boas novas. De fato, foi naquele ano de 96 quando a CNBB lançou o tema Fraternidade e Política tendo como lema uma passagem do livro de Salmos, 85.10: Justiça e Paz se abraçarão. Sim, foi naquele preciso instante em que a comunidade católica, e em especial as Cebs, em alegria de espírito por causa do novo tema da campanha da Fraternidade, começavam a discutir política então Jesus irrompeu sobre Adamir Gerson com o seu político. E era algo muito distinto, muito diferente, do que então se discutia e que era um Jesus praticamente à imagem e semelhança de Marx.

E tudo chegou a Adamir Gerson em uma metáfora. Ei-la:  Mal o dia chega eis o pai se levantando e tirando o filho da cama. Aos gritos, aos estambotes, coloca em seu ombro a cordinha e vai para o trabalho. E segue pela picada rumo ao trabalho, cabeça baixa, sem conversar, levando na mão a serra grande e o filho atrás com a cordinha. E todo dia é assim, o pai acordando e arrastando o filho para o trabalho, um homem rude, sem carinho, sem afeto, que nunca se senta com o filho, que só sabe trabalhar e fazer trabalhar.

E o menino foi crescendo, crescendo e quando foi entrando na sua existência adolescente começou a se atritar com o pai pela dureza do trabalho. E um dia passa na aldeia uma caravana de mercadores que compram o que encontram no lugar e levam para a cidade. E os mercadores falam ao filho sobre a cidade, um lugar de liberdade onde cada qual vive do seu trabalho e cada qual tem as suas coisas. E o filho se impressiona guardando as suas imagens. Com as imagens da cidade na cabeça, adolescente, então um dia o filho rompe com o pai, o abandona e vai para a cidade.

E na cidade, tendo se tornado adulto, um homem, um dia de repente aflorou no seu coração a lembrança do seu pai. Fazia muito tempo que não tinha lembrança daquele homem rude, sisudo, que desde a infância só o fez trabalhar. Nunca se sentou com ele, nunca teve para com ele palavras de carinho. E um dia, porém, de repente ele começou a ter lembranças do seu pai, e uma grande saudade bateu no seu peito. E de repente todas as mágoas e todas as feridas desaparecem do seu coração e ele agora só tem amor pelo pai. E com o coração transbordando então ele olha na direção daquele lugar distante e as lágrimas caem pela face. Transbordando de saudade, transbordando de amor, então exclama: Meu Pai!

Pensando onde está, como está então constrói no fundo da casa um cômodo, piso no bruto e o tijolo à mostra e, subindo em uma carroça, toma então o rumo do lugar distante e vai buscar seu pai.

E quando chega ao lugar de longe avista a cabana, entortada pelo tempo e as janelas escoradas. Do lado de fora, encurvado, um velho se segura na porta. Com um chapéu coco na cabeça, de vez em quando, lentamente, enfia a mão numa cuia e trás uns caroços os jogando na boca. Então o filho corre e o abraça e o beija.  Então apanha as suas coisas, coloca num saco, o amarra, e o colocando em cima da carroça, então segue de volta para a cidade.

Tendo-o colocado no quarto que fizera no fundo da casa então todos os dias vai ver seu pai e cuidar dele.

Ora, sabedor de que todas as facilidades que se encontra na cidade, todo o seu progresso, o seu pai sem o saber ajudou a construir, através do seu trabalho, com a serra grande, e não querendo que seu pai morresse sem provar das coisas boas da cidade, então um dia o tomou pela mão e começou a andar com ele pela cidade. Segurando em sua mão e o ajudando nos seus passos miúdos então começou a andar pela cidade, entrando e saindo de suas lojas. E ele punha a mão nas coisas e perguntava: o que é isso?

E o filho cuidando do pai e ele definhando cada vez mais por causa da idade então um dia morreu. E o filho tomou o pai e o sepultou. E, fincando uma cruz, escreveu na campa: Dorme Em Paz, Meu Pai. O Teu Filho Proletariado Que Nunca O Esquecerá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário