terça-feira, 29 de maio de 2012

Derrubando um Mito


Derrubando um Mito

Nas disputas entre stalinistas e trotskistas ambos chegam a um consenso: o reconhecimento de que não se pode saber se Trotsky esteve certo ou errado, simplesmente porque a sua visão de revolução não pode ser testada na prática. Com isto concordam trotskistas e stalinistas. Pois quê o poder passou das mãos de Lênin para as mãos de Stálin, com Trotsky não tendo a sua oportunidade.

Mas, o que poucos sabem é que a Teoria de Stálin, a construção do socialismo em um só país, surgiu justamente como reação à prática do pensamento de Trotsky, que não era pensamento exclusivo de Trotsky mas tal estava impregnado em todas as mentes revolucionárias. Antes de ser posto em prática a teoria da construção do socialismo em um país só, de Stálin, foi posto em prática a teoria da revolução mundial de Trotsky.

E como ela foi desastrosa, a dialética cuidou em engendrar a sua negação. Cuidou em descobrir um novo caminho. A revolução mundial, naqueles dias e naquelas condições, era inviável.

E quando é que a Teoria de Trotsky foi posta em ação? Por ocasião da invasão da Polônia pelos bolcheviques, em 1920. A Polônia era sim o portal por onde se ia começar a revolução mundial. Tudo já estava programado, da Polônia então se partir para conquistas universais. Primeiro a Alemanha, e então a França e a Inglaterra, e na esteira e no rastilho da revolução mundial, o resto da Europa.

Mas se formou uma aliança de vários países -- Alemanha, Inglaterra e França se puseram a enviar tropas para ajudar os polacos – e os bolcheviques e a revolução mundial foram derrotados na Polônia, com os bolcheviques sendo empurrados de volta para a Rússia (era como se uma voz invisível lhes dissesse: fica no teu país! Que é melhor para vocês).

Mas, antes da derrota da revolução mundial em terras da Polônia podemos dizer que ela tinha sido antes também posta em prática. Com certeza no acordo de Brest-Litov, onde Trotsky e Bukharin viram uma oportunidade para a revolução mundial, pois acreditavam piamente que se a Alemanha atacasse a Rússia revolucionária o proletariado alemão iria se levantar em sua defesa. E foi um fracasso, porque os alemães marcharam contra o governo bolchevique e o proletariado mundial não se levantou na sua defesa.

Quando analisamos tal e sabemos tal é então que se descobre em Stálin um gênio, o homem que salvou a revolução da destruição certa, pois naqueles dias era corrente entre todos os bolcheviques que a revolução não tinha pátria, mas a sua pátria era o mundo.

Um comentário:

  1. Trotsky foi um Judas...não tinha ver com Lênin, entrou no partido, continuou criando problemas. Depois, transmitiu os problemas para Stálin e a briga ficou ainda mais grave. Foi morto por um dos seus, Jacson Monard. Abs!

    ResponderExcluir